A ciência aberta constitui uma nova abordagem ao processo científico, baseada no trabalho colaborativo e em novas formas de disponibilização e partilha do conhecimento através de ferramentas digitais. A ciência aberta contribui para melhorar o acesso de públicos alargados aos resultados e benefícios do conhecimento produzido pelo sistema de ciência e tecnologia, reforçando a componente de responsabilidade social da ciência. Esta nova abordagem tem sido promovida tanto a nível da política científica europeia (Comissão Europeia), em iniciativas como os projetos OpenAIRE ou FOSTER, como nacional, através do website Ciência Aberta promovido pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia.
A ciência aberta é um dos tópicos destacados na Innovation Policy Platform, que monitoriza as políticas e práticas de inovação em diversos países. Esta questão tem também merecido a atenção de associações de universidades, como a EUA European University Association ou a Association of Commonwealth Universities, bem como a realização de uma conferência anual. Várias universidades têm apostado decisivamente na promoção da abertura da ciência à sociedade. São disso exemplo:
• O blogue sobre impacto das ciências sociais da London School of Economics and Political Science (LSE)
• O projeto Innovations in Scholarly Communication da Universidade de Utrecht
• O laboratório de ciência aberta da Open University
• A newsletter Open Access da VSNU Associação de Universidades Holandesas
• O podcast da Universidade de Oxford
• As atividades de cultura científica da Universidade de Lille
• A plataforma Opening Science iniciada pelo Alexander von Humboldt Institute for Internet and Society (HIIG) de Berlim
• A plataforma sobre Responsible Research and Innovation da Universidade de Viena
• O arquivo aberto das ciências sociais SocArXiv mantido pela Universidade de Maryland
O ICS faz da ciência aberta uma prioridade do seu desenvolvimento estratégico, procurando proporcionar o acesso aberto a publicações científicas dos seus investigadores, a plataformas editoriais que coordena, ou nas quais colabora, a dados e séries de informação resultantes de projetos e programas de investigação, e fomentando a comunicação e o envolvimento do público com a ciência.
O ICS-ULisboa – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, é uma instituição universitária consagrada à investigação e à formação avançada em ciências sociais. A missão do ICS é estudar as sociedades contemporâneas, com especial ênfase na realidade portuguesa e nas sociedades e culturas com as quais Portugal tem relações históricas, quer no espaço europeu, quer noutros espaços geográficos. Essas actividades são realizadas num contexto interdisciplinar, e a partir de 7 Grupos de Investigação.
Os painéis internacionais da FCT (1996, 1999, 2005, 2008 e 2014) têm atribuído ao ICS, recorrentemente, a classificação de Excelente. Estas avaliações estimularam investigação cada vez mais inovadora, a procura de um ensino pós-graduado de alta qualidade, e uma atenção crescente à transferência de conhecimento.
Até 2020, o ICS contribuirá para “Sociedades em Mudança: Legados e Transformações”, uma agenda de investigação que permitirá ao ICS consolidar a sua posição como unidade de investigação na Universidade de Lisboa (ULisboa).